PARTE 1 - "VIU PASSARINHO VERDE?" - "NÃO. AVISTEI TERRA PROMETIDA!"

[TESTEMUNHO - PARTE 1]

Qual o sentido da vida, da sua vida?

O meu era na ‘direção’ de encontrar o rapaz destinado por Deus a mim e, com ele, ter uma casa cheia de filhos correndo por todos os lados. Isto me movia a caminhar. Então, confiante, em todos os meus aniversários e noites de Natal, eu pedia: “Senhor, me ajude a encontrar o homem da minha vida, casar e ter muitos filhos”

Para mim, isto sempre foi essencial e todo o resto apenas um complemento. Estudar, trabalhar, encontrar amigos, desfrutar o dom da vida... não teria sentido se eu não encontrasse alguém com quem pudesse (1) ser ‘1+1=1’. Não ter aquilo que, aos meus olhos, era primordial era como ter móveis sem ter uma casa onde colocá-los.

“Na verdade, é Deus que produz em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu agrado”, (Filipenses 2, 13).

Até os 25 anos de idade, o máximo que eu havia conseguido era um namoro de três meses. Os demais rapazes não quiseram nada além de alguns poucos encontros. Depois sumiram sem dar notícias ou me ignoraram até que eu percebesse que não queriam mais. Dia após dia, ano após ano, os fatos se repetiram e se agravaram. Foram tantas frustrações, tantos 'diagnósticos e tratamentos' receitados por pessoas à minha volta, e tantos caminhos percorridos por mim, que eu já havia chegado ao meu limite. Quando me dei conta eu estava diante de um abismo. Mais um passo... e eu cairia ali. Foi, então, que Deus interveio! (2008).

"O Senhor disse: 'Eu vi, eu vi a aflição de meu povo que está no Egito, e ouvi os seus clamores por causa de seus opressores. Sim, eu conheço seus sofrimentos. E desci para livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir do Egito para uma terra fértil e espaçosa, uma terra que mana leite e mel, lá onde habitam os cananeus, os hiteus, os amorreus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus'", (Êxodo 3, 7-8).

A primeira providência tomada por Deus foi me ensinar uma oração com o (2) testemunho da Eliana Ribeiro, no qual ela dizia que, um dia, depois que um rapaz que ela gostava ligou pra ela falando um monte de coisas ofensivas, ela foi até uma imagem de Nossa Senhora que tinha na casa dela e disse assim: “No dia de hoje eu estou consagrando, à senhora, a minha afetividade e sexualidade. Se esse rapaz é pra mim, que a senhora peça a Jesus para convertê-lo - como Ele fez na minha vida. Mas, se não for, que eu nunca mais o veja; porque, eu não quero mais essa vida de ficar. Quando aparecer alguém (se for da vontade de Deus o casamento pra mim) eu quero namorar e casar”.

Por fim, ela completou dizendo: "O padre Leo até brincava comigo, dizendo: ‘Quantos rapazes você tirou da igreja, né, Eliana?’ Porque eu já cantava na igreja e quando acontecia de eu conhecer algum rapaz por lá, eu chegava em casa e rezava: 'Nossa Senhora, se não for esse, a senhora tira do meu caminho'. E o rapaz nunca mais aparecia no grupo de oração..."

Desde que ouvi isso, toda vez que eu me interessava por alguém, eu rezava: “Senhor, se esse rapaz não for pra mim, tirai-o do meu caminho. Se não for pra ficar de vez na minha vida, eu não quero nem conhecer”. Eu costumo dizer que ‘Deus levou a sério a minha oração' porque, desde então, eu fui me desinteressando pelo rapaz com quem saía de vez em quando, as novas paqueras que surgiram não passaram de agradáveis conversas e eu já não me interessava por mais ninguém. Minhas amigas diziam: “Kati, esse é lindo. Aquele também – e parece interessadíssimo em você...”. Eu, entretanto, achava todos ‘sem graça’; sentia que lhes faltava algo; e de nenhum deles eu podia afirmar: “É este!”

Mas... (passados 4 anos) eis que...!
(3) - "Que felicidade é essa? Viu passarinho verde?”
- “Não! Avistei terra prometida!”

“Introduzir-vos-ei na terra que jurei dar a Abraão, a Isaac e a Jacó: e vos darei a possessão dessa terra, eu, o Senhor”, (Êxodo 6, 8).

Era 24 de agosto de 2012 e eu tinha ido a um bar por convite de uma amiga que estava fazendo aniversário. Ao me virar para rir de algo que outra amiga tinha dito, meu olhar cruzou coincidentemente com o de um rapaz que passava por ali naquele instante e me disse: “Gostei do sorriso...” Foi tudo o que ele conseguiu dizer até que uma moça o puxasse. Ele continuou: “Me espera aqui que eu já volto!”, “Mas você está acompanhado”, “Não estou. Já te explico”.

Ao voltar, me disse que se tratava de sua ex-namorada e, enquanto ele falava, uma frase ressoou ao meu ouvido: “Este é para sempre...”. Não sei como explicar, mas é como se tudo tivesse silenciado naquele momento (o som alto da banda que tocava, as conversas ao nosso lado e até mesmo o que ele me dizia) e a frase ressoasse pausadamente no meu coração.

A noite foi um pouco conturbada porque a moça passou o resto do tempo nos seguindo pelo bar, a beijar outro rapaz. As meninas que estavam comigo logo perguntaram: “Gostou dele, Kati? Você nunca gosta de ninguém. E ele... Bom! Parece o seu tipo, mas nós não gostamos dele”. Eu tinha a-d-o-r-a-d-o! E pra completar, nos encontros seguintes, pude constatar que ele não só cumpria todos os requisitos da (4)‘lista’ que eu havia confiado a Deus, como tinha outros atributos que eu jamais havia ousado incluir por achar que já seria pedir demais.

Aaah Gente! A minha felicidade era tanta que eu não encontro palavras para expressá-la. Eu estava tão feliz, tão radiante, tão maravilhada...! Era como ouvi o (5)padre Léo dizer certa vez: “os ossinhos da minha coluna foram, um por um, dando os parabéns um para o outro: Parabéns, parabéns, parabéns...”

“Antes de levar-me ao Calvário, Deus me fez experimentar a glória do Tabor. Não me deixou, porém, fazer ali a minha tenda, mas trouxe-me para baixo e me fez participar da sua cruz”, (6)padre Emiliano Tardif.

Saímos quatro ou cinco vezes e, nesta última... algo mudou! Enquanto ele me contava um pouco de sua história, eu fui olhando pra mim mesma e me dando conta de que não estava preparada. Antes, muitas coisas precisavam ser curadas dentro de mim. Foi então que eu percebi que quando minha mãe dizia: “É porque você ainda não está preparada, minha filha. Na hora certa Deus colocará esse rapaz em seu caminho”, na verdade, era Deus respondendo as perguntas que eu sempre fazia a Ele: “Por que ainda não me casei?", "Quando vou encontrar o homem da minha vida?”, “E como vou me preparar se o Senhor não me manda ninguém?”

A ‘ficha caiu’ como um raio! Nesse instante, ele concluía sua fala e me passava a palavra, dizendo: “Agora me fala sobre você”. Desconcertada, tudo o que eu consegui dizer foi: “Não, eu não tenho nada pra falar”. Ele não insistiu. Um tempo depois me deixou em casa e, quando me joguei na cama pra tirar os sapatos, escutei: “Você está perdendo ele”... Na mesma hora, o meu coração ficou pesado e eu pude, de fato, sentir aquilo que tinha acabado de ouvir. Dois dias depois, o encontrei em uma festa aos beijos com a ‘ex-namorada’. 

Quando me deparei com a cena (cerca de 5min após termos nos esbarrado) fiquei... estática! E, se antes de conhecê-lo eu já sentia estar diante de um abismo, agora eu parecia estar caindo nele! Fechei os olhos e, aterrorizada, gritei a Deus com todas as minhas forças, enquanto pensava: “Deus, como o Senhor pode ter deixado isso acontecer?" [Ninguém melhor do que Ele sabia que uma nova frustração seria o 'passo' fatal].

Mas, ao contrário do que eu pensava, eu não estava caindo naquele abismo. Ao invés disso, Deus me presenteava com uma cruz para que eu pudesse atravessá-lo. Foi o que vi quando, finalmente, abri os olhos...
“O Senhor, antes da dor, nos dá seu amor e, quando nos ama, sempre nos presenteia com a cruz”, padre Emiliano Tardif.

[CONTINUA...]


FONTES:
1 - Marcos 10, 8: “Os dois não serão senão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne”.
2 - Eliana Ribeiro - Pregação “Nossa Senhora em Minha Vida”
3 - Expressão aprendida com o Moisés Rocha, na pregação "Atrevimento de Josué"
https://www.youtube.com/watch?v=mEBH6_OhEW4
4 – Lista com qualidades que desejava encontrar no ‘homem da minha vida’.
5 - Pe. Léo – Pregação “A Santidade Plena no Matrimônio”
6 – Padre Emiliano Tardiff – Livro “Jesus está vivo”

Comentários

Seguidores

Postagens mais visitadas